terça-feira, 10 de abril de 2018

Luton, Reino Unido.

Olá, olá,
Como está a correr a vossa semana? Por Londres tem oscilado entre sol, chuva, vento. Por vezes tem de tudo no mesmo dia.
Hoje vamos viajar para Luton. Foi o primeiro sitio onde fiquei aqui no Reino Unido. Estive lá pouco tempo, mas, o suficiente para partilhar várias experiências e histórias.
Luton é uma cidade que fica, de comboio, a cerca de 40 minutos de Londres, onde vive uma pequena comunidade portuguesa, mas é sobretudo uma zona onde residem muitos, muitos, muitos, muçulmanos, e ainda muitos, muitos, polacos, e ainda muitos, muitos, muitos romenos. Posso dizer-vos que este meu muitos, é mesmo muitos, e se chamo a atenção para isso, é que precisamente o facto de eles serem muitos (eu quase arriscaria mesmo dizer que são mais que ingleses (dos de gema :-) ) torna Luton num local muito particular.
Há quem diga  (não sou eu) que Luton é o caixote do lixo do Reino Unido.
Bem, eu não partilho desta opinião, mas, de facto, ali não me senti verdadeiramente em Inglaterra. Ou melhor, senti, mas, ao mesmo tempo, um sentimento de não integração. Não sou muçulmana de véu e etc na cabeça, logo, como existe aqui uma larga maioria de... olhavam para mim de forma estranha. Não sou polaca, nem romena, pelo que entender-me com eles por vezes se tornava difícil, porque o inglês deles é dobrado e complicado de perceber.
Além disso, polacos e romenos bebem demais para o meu gosto. Os meus amigos em Luton contavam que um dia foram ao centro da cidade, onde existe um grande centro comercial, "The Mall", e "rebentou" uma guerra de tal maneira entre romenos e polacos, por causa da bebida em excesso que todos tiveram de fugir e esconder-se nas lojas mais próximas, porque andavam garrafas e outros objectos a voar, numa verdadeira batalha campal, que só acabou com a intervenção da policia.
Mas Luton também tem coisas bonitas. Lindas aliás, como é o caso desta Igreja.
St Mary's Church.


A St Mary's Church tem 850 anos. A Igreja é uma das maiores de  Bedfordshire (onde pertence Luton) e um exemplo de arquitectura medieval. 

Em Luton já vão aparecendo um outro edifico mais alto, mas a maioria, são assim casinhas de dois no máximo três pisos. 

Este foi o primeiro café que conheci em Luton, é mais um bar, muito engraçado que me proporcionou uma primeira experiência nova. Neste café, podemos chegar, sentar à mesa, olhar para o menu, e a partir do telemóvel com a net, pagar e fazer a encomenda do que queremos (a lista está nas mesas) e eles vem depois entregar à mesa. 
Soa bem? 
Sinceramente, naqueles dias em que não te apetece aturar ninguém eu acho que soa maravilhosamente.  



O bar tem primeiro andar, onde fiquei. E imensos livros nas prateleiras, que se quisermos podemos aproveitar para ler. 


O dito menu, onde podemos fazer as escolhas.


A minha escolha foi.... salmão ...

que bom aspecto, e estava maravilhoso.

Depois deste pequeno-almoço, uma pequena voltinha por Luton. No alto do centro comercial tem um parque de estacionamento, a foto foi tirada lá. 


Numa das lojas do centro comercial, uma pequena brincadeira, afinal, Reino Unido, chapéus, e eu adoro chapéus. 


Para este primeiro dia de Luton, fica ainda uma nota. Claro, como em todo o lado no Reino Unido, tem um café PORTUGUÊS. Os donos deste são bem simpáticos e por lá come-se divinamente, comidinha tradicional portuguesa. Recomendo.


Bem, por hoje ficamos por aqui. 
Divirtam-se
Sejam Felizes.
Kiss Kiss 
❤❤

Sem comentários:

Enviar um comentário