segunda-feira, 30 de abril de 2018

O meu primeiro nevão no Reino Unido

Olá,
Boa semana a todos. Hoje vou falar e sobretudo mostrar que aqui as imagens valem mais do que as palavras o meu primeiro nevão no Reino Unido.


Na altura estava em Luton, e foi no início de Dezembro, mais precisamente dia 10/12/2017 que caiu o primeiro nevão a sério. Já tinham andado a voar uns flocos, mas, nada como isto. Eu que adoro neve, fui logo brincar para a rua.


O meu primeiro boneco de neve. Desculpem, está fofissimo.


Aliás, estamos os dois, muito fofos 😂 . Em Lisboa, a minha cidade, não há neve, pff nunca neva, só assim em caso muito, muito, mas, mesmo, mesmo, muito excepcional. Por isso, para mim, isto é algo de maravilhoso e que fazia parte do meu imaginário infantil. Reino Unido para mim, tinha de ter neve. E que lindo ficou tudo em Luton,


Para Mr. Joka foi a primeira experiência na neve, pois como cão português e de Lisboa, nunca se tinha visto em tamanhas andanças, mas, embora se tenha enterrado ao início rapidamente se habituou a andar.


O pôr-do-sol na neve. Das coisas mais lindas e mágicas do mundo. 


É verdade que depois da neve passar à forma de gelo, deixa de ser bonita, temos de ter muito cuidado a andar porque escorrega muito, mas continua a ser mágica, como mágicos foram estes dias.


Um dos muitos momentos de plena felicidade no Reino Unido. A neve. 
Divirtam-se
Sejam felizes
kiss kiss

sábado, 21 de abril de 2018

Comer no Reino Unido, uma aventura para uma portuguesa

Olá,
Hoje vamos falar de comida. Comer o quê, como e onde, aqui no Reino Unido.


Não faço criticas gastronómicas, nem nada que se pareça, sou apenas uma portuguesa, e que, como tal, está habituada a comer, bem. Posto isto, posso dizer-vos que comida por aqui, os meus amigos ingleses que me desculpem, mas vocês sabem lá o que é isso. Começamos pelo início, ir às compras. O simples acto de ir ao supermercado comprar seja o que for. Um dia vou fazer um post só sobre os super, hoje é assim ao de leve.
Há as grandes superfícies, onde encontramos de tudo, há as lojas de conveniência, abertas toda a noite com tudo e toda a espécie de produtos. Esta por exemplo tem tabaco, jornais, café, bolos, pão, congelados de carne e peixe, e frutas e legumes. Além de podermos carregar, o telemóvel, pagar a luz, e etc.

 
As caixinhas com as mercearias. A graça que eu acho a isto. Está tudo pré pesado e com preço estabelecido.



Em Londres encontramos, muitos vendedores de rua com estas caixas, no metro, junto a minha casa, costuma estar um que vende apenas fruta, e digo-vos que tem da melhor fruta de Londres e arredores, cada caixinha é 1£. Super barato e na maior parte das vezes melhor que no super, melhor fruta com melhor preço.
Nos super tenho por vezes muita dificuldade em encontrar coisas que para nós são simples. Iogurtes.O maior dos dramas sempre que vou comprar.


Iogurtes liquidos é assunto para esquecer. Eu bebia muitas vezes em Lisboa um ao pequeno almoço, aqui é complicado, e se quiseres magro então, esquece. Não há iogurtes líquidos magros, 99% dos super não tem. Quanto aos sólidos, mais uma aventura, encontras alguma variedade, mas ... tudo com pedaços. Não sou fã do género, e uma nutricionista disse-me um dia que com pedaços, são sempre gordos, por causa do doce da fruta. Eu tento comprar os que são light, assim, como assim, sempre é um pouco melhor que os outros, acho eu, que não sou nutricionista. A falta destes alimentos mais saudáveis explica muita obesidade que vejo por aqui.
Coisas que se encontram facilmente nos super. Doces. Donuts. Nunca vi tanta variedade de Donuts na minha vida, desde Donuts de tangerina a papaya, chocolate, enfim. Como disse um dia falamos mais sobre super e compras.


Uma opção que é uma raridade, mas que tenho a sorte de ter ao pé de minha casa e uma peixaria, com peixinho fresco.

A minha cozinha aqui em Londres anda sempre numa festa que aqui cozinho muito mais que em Lisboa.

Da peixaria trago os carapauzitos pequeninos, que nós, em Portugal, chamamos de petinga, e trato do assunto em casa, com um arroz de tomate bem tradicional.


ou então compro um franguinho e faço assado no forno.

Mas, também há sítios onde se come bem por aqui, claro. Os pubs.


Amiguinhos, nos pubs comem-se os melhores nacos de carne grelhada. (Dunstable)

(Luton)


Waterloo (Londres)


A melhor carne grelhada que comi foi neste pub, junto a Luton. 


Super agradável. 


Onde eu podia entrar com o meu cão, sem problemas (como aliás aqui em todo o lado, um dia falo disso também). 
Comi por aqui a melhor carne grelhada do mundo. Um dia ainda lá volto só para ir "atacar" a dita de novo ☺ 


Depois também há coisas surpreendentemente boas. Como cafés. Londres tem três ou quatro grandes concorrentes. O Nero, onde gosto em particular destes croissants com queijo e fiambre que eles têm e aquecem.
 

O Costa, que tem o mais parecido com a nossa bica, embora alguns digam que é muito amargo. 


 O Pret a Manger, gosto que tem muita variedade, inclusive de saldas que são saudáveis, e tem esta espécie de bolo de arroz, que é agradável. Aviso já que o chá com leite deles é blhéc. 


Depois por toda a esquina há o mítico Starbucks. Os piores Starbucks do mundo são em Londres. Empregados antipáticos, lentos, mau café, mau atendimento. Não digam que não avisei.


E...depois... porque há sempre um português por todo o lado, ao pé de casa encontrei o nosso Delta. A verdadeira bica servida num café cujo dono é argelino. e uma simpatia.


Claro, que eu que nem aprecio o género já provei a também mítica Guiness, ops, e não é que não gosto de cerveja e gostei desta? Ora esta. 


Também foi aqui em Londres que descobri que há vinho azul ☺☺☺eu própria fiquei um pouco azul no fim ☺☺

E há sítios onde pedes um copo com água e te trazem gelado um jarro com água e hortelã dentro. Estranho, mas é agradável. 


Por fim, o pequeno-almoço inglês. Meu Deus, 950 mil kilocalorias que são para fazer apenas uma vez de dois ou de três em três meses no máximo. Tudo frito. Salcichas fritas, bacon frito, dois ovos fritos, feijões com molho, e pão que ainda por cima é de forma e com manteiga. Socorrrroooo ☺☺

Espero que tenham gostado deste post sobre comida. Fica a promessa de em breve fazer um mais detalhado sobre ir às compras, tenho visto das coisas mais fantásticas aqui nos supermercados. 
Divirtam-se
Sejam felizes. 
Kiss, Kiss, 
❤❤

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Papagaios de Papel

Olá,
Hoje o nosso passeio no Reino Unido é até Dunstable Downs. 
Dunstable é uma pequena cidade com cerca de 36 mil habitantes e pertence ao condado de Bedfordshire.



Aqui fui conhecer, não a cidade em si, mas Dunstable Downs. As colinas ao redor da cidade albergam um parque fantástico onde se podem desenvolver imensas actividades.

É tudo muito organizado e limpinho. e com uns caixotes de lixo charmosos 😃



Na altura Mr Joka foi comigo e claro adorou o passeio com muito espaço para andar à vontade e para os mimos-



E um local próprio onde os animais podem ficar “presos” com a trela em segurança. 



Aqui a especialidade são os papagaios de papel. 



Monte de gente com as crianças a brincar com esta coisa tão simples que é um papagaio de papel. Achei tão saudável. 


A tarde de sol estava fantástica. Foi um passeio muito agradável. O cenário fez-me pensar que por momentos estava a entrar num filme maravilhoso e do qual não me apetecia ver o fim. Crianças e papagaios de papel, num quadro de verde que não acaba. Que felicidade. God Save the Queen

Sejam felizes.
Kiss, Kiss
❤❤

sábado, 14 de abril de 2018

Wardown Park, Luton

Olá,
Bom fim-de-semana. Hoje mais um pequeno passeio por Luton. Na minha estadia por lá um dos locais que visitei foi o Wardon Park.


O Parque tem mais de cem anos e é uma combinação de arquitectura Vitoriana e Eduardiana.
O Parque é enorme, um pouco bucólico e romântico ao mesmo tempo.


Por lá, além do lago há também claro, imensos esquilos. Fiquei tão feliz quando vi o primeiro esquilo. Sabia que havia muitos em Inglaterra, mas, saber é uma coisa e ver outra. São tão fofinhos, apetece pegar-lhes ao colo.


Este passeio no Parque foi o primeiro de Mr Joka em terras de sua Majestade, e ele adorou. 

 

O Parque alberga ainda o "Luton Mueseum & Art Gallery", não cheguei a visitar, mas, se lá forem aproveitem que a entrada é grátis.

Um dos ex-libris do Parque é a sua ponte suspensa.



A ponte foi alvo de enormes obras de restauro e agora exibe-se em todo o seu esplendor .



O Wardown Park, fica situado em Old Bedfor Road, Luton, Bedfordshire (LU2 7HA), vale a visita, é um bom escape a dois passos do centro da cidade.
Bom fim-de-semana.
Beijos
Sejam felizes
❤❤

terça-feira, 10 de abril de 2018

Luton, Reino Unido.

Olá, olá,
Como está a correr a vossa semana? Por Londres tem oscilado entre sol, chuva, vento. Por vezes tem de tudo no mesmo dia.
Hoje vamos viajar para Luton. Foi o primeiro sitio onde fiquei aqui no Reino Unido. Estive lá pouco tempo, mas, o suficiente para partilhar várias experiências e histórias.
Luton é uma cidade que fica, de comboio, a cerca de 40 minutos de Londres, onde vive uma pequena comunidade portuguesa, mas é sobretudo uma zona onde residem muitos, muitos, muitos, muçulmanos, e ainda muitos, muitos, polacos, e ainda muitos, muitos, muitos romenos. Posso dizer-vos que este meu muitos, é mesmo muitos, e se chamo a atenção para isso, é que precisamente o facto de eles serem muitos (eu quase arriscaria mesmo dizer que são mais que ingleses (dos de gema :-) ) torna Luton num local muito particular.
Há quem diga  (não sou eu) que Luton é o caixote do lixo do Reino Unido.
Bem, eu não partilho desta opinião, mas, de facto, ali não me senti verdadeiramente em Inglaterra. Ou melhor, senti, mas, ao mesmo tempo, um sentimento de não integração. Não sou muçulmana de véu e etc na cabeça, logo, como existe aqui uma larga maioria de... olhavam para mim de forma estranha. Não sou polaca, nem romena, pelo que entender-me com eles por vezes se tornava difícil, porque o inglês deles é dobrado e complicado de perceber.
Além disso, polacos e romenos bebem demais para o meu gosto. Os meus amigos em Luton contavam que um dia foram ao centro da cidade, onde existe um grande centro comercial, "The Mall", e "rebentou" uma guerra de tal maneira entre romenos e polacos, por causa da bebida em excesso que todos tiveram de fugir e esconder-se nas lojas mais próximas, porque andavam garrafas e outros objectos a voar, numa verdadeira batalha campal, que só acabou com a intervenção da policia.
Mas Luton também tem coisas bonitas. Lindas aliás, como é o caso desta Igreja.
St Mary's Church.


A St Mary's Church tem 850 anos. A Igreja é uma das maiores de  Bedfordshire (onde pertence Luton) e um exemplo de arquitectura medieval. 

Em Luton já vão aparecendo um outro edifico mais alto, mas a maioria, são assim casinhas de dois no máximo três pisos. 

Este foi o primeiro café que conheci em Luton, é mais um bar, muito engraçado que me proporcionou uma primeira experiência nova. Neste café, podemos chegar, sentar à mesa, olhar para o menu, e a partir do telemóvel com a net, pagar e fazer a encomenda do que queremos (a lista está nas mesas) e eles vem depois entregar à mesa. 
Soa bem? 
Sinceramente, naqueles dias em que não te apetece aturar ninguém eu acho que soa maravilhosamente.  



O bar tem primeiro andar, onde fiquei. E imensos livros nas prateleiras, que se quisermos podemos aproveitar para ler. 


O dito menu, onde podemos fazer as escolhas.


A minha escolha foi.... salmão ...

que bom aspecto, e estava maravilhoso.

Depois deste pequeno-almoço, uma pequena voltinha por Luton. No alto do centro comercial tem um parque de estacionamento, a foto foi tirada lá. 


Numa das lojas do centro comercial, uma pequena brincadeira, afinal, Reino Unido, chapéus, e eu adoro chapéus. 


Para este primeiro dia de Luton, fica ainda uma nota. Claro, como em todo o lado no Reino Unido, tem um café PORTUGUÊS. Os donos deste são bem simpáticos e por lá come-se divinamente, comidinha tradicional portuguesa. Recomendo.


Bem, por hoje ficamos por aqui. 
Divirtam-se
Sejam Felizes.
Kiss Kiss 
❤❤