sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo

Olá,
Como tem sido estes dias? Os meus muito atribulados. Entre alguns problemas de saúde, finanças, trabalho e outros compromissos, nem tenho tido tempo de aqui vir dar-vos um olá. Mas, cá estou. Como vos disse. A aventura com as finanças começou na terça-feira. Com uma funcionária, daquelas que são tão cheias de si, que são as maiores e etc, e que nem ouvem o que a pessoa que está na frente delas, lhes diz. Assim, a tipinha, preencheu-me a minha abertura de actividade colocando como rendimento mensal, aquilo que vou receber por ano. Como devem de calcular o IVA PUM! Disparou, e embora eu dissesse à sujeitinha que não podia ser, e etc e afins, ela manteve a dela, e eu claro, sem mais poder fazer, vim para casa. À noite falei com um amigo meu, que falou com um amigo dele contabilista, que assim que abriu a minha página no portal das finanças, viu de imediato a parvoíce que a sujeita tinha feito.


E assim, meus amigos se não temos alguém que perceba do assunto, nos tramamos, porque eu iria pagar de IVA o quíntuplo daquilo que vou realmente receber (só gostava mesmo era de saber onde iria eu buscar esse dinheiro). Enfim. Resultado, dia seguinte, lá tive que voltar às finanças, para obrigar a sujeitinha/tipinha a repor os valores certos. No fim acabei por ser eu a ter que fazer um requerimento nesse sentido. Digo-vos que este país a nível de serviços públicos mete nojo,  é uma, e desculpem a expressão, "cagada". Será sempre a palavra da sujeitinha tipinha contra a minha e claro que a da sujeitinha tipinha vale sempre mais que a minha. Elas são sempre claras na informação que passam, os burros somos nós. Ela têm sempre razão, mesmo estando a limar as unhas, mas os mafiosos que estamos a tentar roubar o estado somos nós. Anormais. Se há dinheiro que me deixa furiosa de dar é dos impostos que nunca sei para onde vai. Que tal o governo, no final de cada ano, começar a enviar a todos os portugueses,  a mesma declaração que nós fazemos das nossas, contas? A declaração do estado com as suas contas. Todas. Certinhas e justificadinhas? Desde o número de rolos de papel higiénico gastos por cada ministério, ao número de litros de gasolina. Hum? Que tal? Hum Isso é que era bom, para o português comum, mas, assim era chato, para o dito governo (seja rosa vermelho ou verde) que nos podiam roubar menos não é? Cada vez tenho mais vergonha de ser portuguesa. Vergonha desta coisa que chamam país e onde todos somo ladrões a tentar roubar o Estado, e em que o estado é o único de boa fé.
O que vai valendo são os colegas e amigos que vamos tendo do nosso lado, como o Anastácio Rosa com quem acabei ontem a almoçar sushi ☺


Nós adoramos estas coisas chinesas.


O meu ar não é o melhor, mas, como vos disse, a minha saúde tem-me deixado um pouco prostrada. Dia 6 já tenho uma TAC e depois logo se vê.
Estou mesmo em baixo de forma, de tal maneira que vou passar o meu fim-de ano deitadinha e em paz em casa. Não tenho forças para festarolas. Mas, vou andando por aqui. Tenho na ideia amanhã fazer um bolo novo e se der certo depois passo a receita. Tentem manter o ânimo neste fim de ano, e não batam em ninguém, vá, sejam bonzinhos


Divirtam-se
Sejam felizes
Beijinhos ❤

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A história de Isabel. Infanta de Portugal e Rainha de Espanha que morreu duas vezes.

Olá,
Como foi o vosso pós-Natal? Para muitos dia de regresso a casa, para outros ao trabalho, e para outros continuação de férias. Eu misturo tudo, tirando o regresso a casa, que não saí dela para passar o Natal. Hoje quero falar-vos de História. A História dos Países é para muitas pessoas, algo muito assustador. Mas a história não é assustadora. Eu acredito por exemplo que se em algum momento da minha vida tivesse encontrado na disciplina de História o Professor José Hermano Saraiva, teria seguido história. Podemos aprender e contar "História" de forma interessante. E é isso que é apaixonante na história. Eu sou uma pessoa que adoro histórias e contar histórias. E há algumas, que por um motivo ou outro me tocam. Esta história da História é uma delas. A história da Infanta de Portugal, que foi Rainha de Espanha e que fundou o Museu do Prado. Hoje faz 198 anos que morreu D. Isabel de Bragança.



Dona Isabel de Bragança era filha de D. João VI e de D. Carlota Joaquina…Em 1807, durante a primeira invasão francesa, a família real portuguesa, muda-se para o Brasil, para impedir a perda da coroa e da independência…o “passaporte” de regresso surge quando o irmão de Dona Carlota Joaquina, restaura a dinastia Borbón e escreve-lhe a pedir a mão da filha…e a mão de Maria Francisca, irmã menor de Maria Isabel, para o seu irmão…Os Reis de Portugal não pensaram duas vezes e as Infantas embarcam então rumo a Cádis onde chegam cinco meses depois…
Um (neste caso dois) típico casamento combinado que na altura, as mulheres não tinham escolha (bem, e a bom da verdade, diga-se que muitas vezes nem os homens, muita coisa era feita no interesse das coroas).
Conta a história da história que Maria Isabel de Bragança teve uma recepção estranha na capital espanhola. Marsilio Cassotti escreve no livro “Infantas de Portugal, Rainhas em Espanha” que as duas raparigas são aceites sem dote, o que foi verdade porque na altura com as guerras as economias estavam em baixo. Na mesma obra, Maria Isabel é descrita como “roliça, descorada, de olhos esbugalhados, nariz proeminente, boca pequena e aspecto pouco inteligente. Verdade seja dita: Fernando VII também não é encantador. “Tem baixa estatura, forte compleição, o nariz monumental e o gesto antipático”, escreve Cassotti, além de “modos camponeses”.
Pobre D. Isabel, que pouco simpáticos, mas ela afinal sabia das coisas, e rapidamente deu a volta ao assunto. Apesar da primeira impressão negativa, a portuguesa conquistou rapidamente os espanhóis ao mandar desmarcar os festejos em honra do seu casamento para não aumentar o sacrifício do povo, muito massacrado pelas dificuldades trazidas pela Guerra da Independência.
Mas nem tudo lhe corre de feição, até porque o marido não é um homem apaixonado. Após o nascimento da primeira filha, Maria Isabel de Bragança surpreende a corte espanhola com a decisão de amamentá-la. Não era costume da aristocracia, muito menos da família real. A bebé não sobrevive. E a segunda gravidez não tarda.
Confesso. Vamos entrar na parte que me faz vir as lágrimas aos olhos.


O parto é difícil e prolongado. O esforço e o cansaço provocam convulsões que paralisam o corpo da rainha. Parece morta. Maria Isabel sofre de epilepsia, mas os cirurgiões que a acompanham desconhecem esse facto. Por isso, pedem ao rei uma cesariana de emergência para salvar o feto. A irmã mais nova, Maria Francisca bem os avisou da doença e disse-lhes que ela podia estar viva, para não avançarem. Mas, eles não a ouviram. Não a quiseram ouvir e a cirurgia avança. Quando lhe cortam o ventre, Maria Isabel grita de dor, mas a operação continua e dá origem a uma grande hemorragia. A paciente não resiste. Nas ruas, começa a circular o boato de que a rainha morreu duas vezes.
Primeiro a mãe e minutos depois o bebé acaba por morrer. O Trágico dia em que a Infanta de Portugal, que foi Rainha de Espanha, morreu duas vezes. 26 de Dezembro de 1818.


Nesse trágico dia, já se encontravam depositados no Museu do Prado, o mais importante da Espanha e um dos principais museus do mundo, a pedido da rainha, 850 quadros. A pinacoteca abre ao público em Novembro do ano seguinte, sem a presença da sua fundadora. Podem dar uma vista de olhos pelo Museu aqui https://www.museodelprado.es/
Não sou historiadora, espero não ter cometido muitos erros por aqui, se algum historiador ler, que me diga por favor. Apenas me apaixonei pela Infanta de Portugal, Rainha de Espanha, que morreu duas vezes.
Divirtam-se
Sejam felizes

Beijinhos ❤

domingo, 25 de dezembro de 2016

Noite de Natal Portuguesa

Olá,
Amigos como foi a vossa noite de Natal? Espero que tenha sido passada, com muita saúde e paz junto dos que amam. Muitos dizem que esta é uma época de hipocrisia. Sabem o que penso? Se o mundo precisa de ser hipócrita para ser solidário, caridoso e amistoso, que seja. quero lá saber. Sejam hipócritas para aí, mas sejam solidários, ajudem quem nada tem. Se pelo menos um dia no ano conseguirmos fazer sorrir quem tem lágrimas na maioria dos 365 dias. já valeu a pena. Posto isto. A paparoca. Céus quantos kilos de felicidade ganhamos nesta época? 😂😂


O jantar foi igual ao da maioria das casas portuguesas, bacalhau, couves, batatas, ovo cozido. Essas coisas. Posso dizer-vos, que temos, definitivamente, o melhor bacalhau do mundo, mesmo o que vem da Noruega. É que o bacalhau que vem para Portugal é salgado, enquanto o que eles usam lá e em muitos países nórdicos não é salgado. Quando estive em Oslo, na Noruega, um dia jantei bacalhau, e posso-vos dizer que pensei, bela posta, mas, que mal empregada 😂 o bacalhau é cozido fresco, como qualquer outro peixe, e garanto que o sabor é completamente diferente. E viva o nosso bacalhau salgado. Posto isto, acho que para nos lambuzarmos a mesa das sobremesas é mais gira.


Salada de frutas, é óptimo para não ficar enjoado com as coisas mais doces. Adoro frutas.
As próximas fotos são muito especiais. Uma das filhas da minha amiga e comadre Sandra anda a tirar um curso de pastelaria, e digo-vos que a miúda está a ficar mestre na doçaria. Foi ela que fez.



O Bolo Rei (a foto ficou desfocada, desculpem, mas não podia deixar de a colocar) e o Tronco de Natal.


Que delicia estavam estas duas coisas. E que delicia é olhar para o lado e ver a minha afilhada neste estado de chocolate 😂



Minha afilhada mais fofa. No fundo o Natal é das crianças. O velho barbudo gosta dos seus sorrisos.
Mas houve mais uns docitos.


Festa portuguesa que é festa tem sempre arroz doce.



Os tradicionais sonhos. Fazem sempre sucesso por esta altura.


Há quem lhe chame filhós, há quem lhe chame Coscorões. Pois não sei, Estes são uns com mel e outros com açúcar e canela
E para ajudar a digerir tudo isto, nada melhor que um belo e tradicional Licor de Café. 


Depois disto tudo os presentes. Fica apenas uma foto (mais uma desfocada, acho que houve aqui Tijuana a mais) da minha afilhada a desembrulhar o seu carrinho de supermercado. As crianças. 


Enfim. Paz, saúde alegria. Foi assim uma Noite de Natal. Hoje foi por alguma ordem na casa, e agora vou preparar os noticiários para amanhã. Sempre a rádio, sempre. 
Divirtam-se
Sejam Felizes
Obrigada por estarem desse lado
Bom Natal
Beijinhos ❤❤

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Tudo a postos para o Natal

Olá,
Como foi o vosso dia? Ansiosos pelo Natal? Aqui por casa a árvore esgotou a capacidade e olhem vai de espalhar pela casa.


Quase a desalojar tudo no meu closet para colocar coisas  😂😂


 e é isto.



Amanhã será a loucura para os mais pequeninos.
Desejo-vos um Feliz Natal, em paz e com muita saúde.
Divirtam-se
Sejam felizes
Beijinhos ❤❤

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Dia de BENFICA

Olá
Como estão hoje? O Natal está quase a chegar. Ontem recebi uma prenda antecipada... um convite para ir ver o jogo do BENFICA ao estádio da Luz com o Rio Ave.


E assim sendo, armada contra o frio, lá fui eu para o Estádio da Luz. A Catedral.



O Convite chegou através do meu amigo Bruno Henriques da Silva. Um benfiquista louco como eu.




Este jogo foi especial para uma pessoa. O pequeno Guilherme, filho da minha amiga Sandra. Ele nunca tinha ido ver um jogo de Futebol a um estádio. e estava encantado. Sobretudo, quando viu a águia do BENFICA a voar à volta do Estádio. É de facto um momento muito especial. Há anos que vejo isso, e emociono-me sempre.



E o Benfica marcou um golo...e marcou dois...e venceu por 2-0 o Rio Ave




BENFICA sempre.

Divirtam-se
Sejam Felizes
Beijinhos ❤

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Uff é só terça-feira

Olá,
Como estão? O vosso dia correu bem? O meu dia foi passado praticamente a trabalhar. De manhã noticiários para as minhas rádios, depois sai a correr para ir ao supermercado. Socorro. Pessoinhas, o mundo não vai acabar no dia de Natal. Por favor. Mas, que confusão por todo o lado. Enfim, depois de alguma luta para conseguir chegar à caixa com os meus legumes para a sopa e fruta, lá consegui fugir do super. Chegada a casa. Tratar da sopa, e sentar-me no computador. Sorteio da Taça de Portugal, vários sons para montar para os noticiários de amanhã, e enfim. Estou uff... exausta.



A alegria de estar em casa é poder apreciar estas coisas.



As flores que o meu amigo Joaquim Martins, me ofereceu, há cerca de duas semanas, ainda estão tão bonitas.



Olho, olho e sorrio, muito. Um sorriso que chega daqui à Guarda, tal é a felicidade que sinto. Com amigos assim, o mundo é mais colorido.
Bem o Natal está quase aí. Aproveitem tudo. Nesta altura as pessoas ficam mais generosas, e simpáticas (desde que não andem nas compras)



Divirtam-se
Sejam Felizes
Beijinhos ❤

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Benfica, Sporting, caos e Pizza

Olá,
Como estão? A semana começou bem? Em Lisboa o sol brilhou. Lindo e amigo sol. O meu dia hoje começou como todos os outros e depois foi passado nos clubes de Lisboa.
Primeiro uma ida ao Sporting, onde tinha um compromisso e aproveitei para um saltinho à Loja dos chineses, mas, socorro a confusão era tanta que estive dois minutos lá dentro.


Apesar do Sporting ter sido atirado para o quarto lugar no Campeonato (ai Jesus, ai Jesus) os Sportinguistas continuam apaixonados pelo verde. Deve ser mesmo verdade aquela coisa da esperança e do verde. 😂😂 Pronto eu sei que sou má.
Mas olhem o verdadeiro fair play na Loja em Alvalade, Juntinhos, um ao lado do outro.


Na Loja do Benfica isso não há. Não e não. Mas, já agora fica o recadinho para o Sporting e o seu Presidente. Uma pessoa vai ao estádio, estaciona no parque, está meia hora lá dentro e passa para cá 90 cêntimos. Um roubo (e depois os outros é que andam a roubar). Se queriam cobrar, ao menos que o fizessem por exemplo a quem não faz compras. Sei lá. No Benfica, no meu Benfica, vou ao Estádio, vou à loja, bebo um cafezinho e por meia hora não pago o estacionamento. Já agora para onde vai esse dinheiro no Sporting? Não tenho nada a ver com isso que não é o meu clube, mas, aquilo está tudo sujo. Um nojo, Bem podiam aproveitar para limpar o parque e ao redor do estádio, com o dinheiro do estacionamento. Digo eu.
Bem precisava de ar puro, e pimba, para o sitio mais lindo. Para a minha paixão. O meu Benfica.


Tanta gente nas compras na loja do Benfica. Pois, somos muitos milhões, é verdade. Vi este puzzle na Loja, é um puzzle para montar, do estádio. Lindo, lindo, lindo.


Tão bonito. O Pai Natal bem me podia dar uma coisa destas. Fica o aviso, é lindo, mas caro. Pois. Mas o meu estádio está limpo, e não paguei por lá ter ido. Enfim, grandes em tudo.
Já agora uma nota, aos idiotas, que se lembraram de fazer obras junto ao Colombo, no final da Avenida Lusíada, nesta altura. O trânsito, que é sempre pelo Natal, caótico, este ano, está. é que nem sei que dizer. PAVOROSO. Mal de mim que aqui moro e tenho de sofrer este horror. Conselho de amiga, não venham para aquela zona de Benfica. Vão fazer compras para outro lado. Quem avisa, amigo é.
Por fim, cansada com toda esta correria. jantar = pizza. queijo e fiambre, 10 minutos no forno e já está.


Divirtam-se
Sejam felizes
Beijinhos ❤

sábado, 17 de dezembro de 2016

Compras de Natal. Finish. Uff

Olá,
Que tal foi o vosso sábado? Hoje fiz as minhas últimas compras de Natal. Acabou. Acho que o Pai Natal este ano enlouqueceu. Já não cabem mais presentes por baixo da árvore. Pai Natal generoso este ano.


Está catita a minha árvore. Obrigada aos que já me deixaram um presentinho. Estão para abrir na noite de Natal,
Enquanto andava nas últimas compras, descobri, este escrito numa parede, na Estrada da Luz.


Fica a foto, abstenho-me de comentar.
Para o jantar hoje fiz caril de frango. Como sabem sou prática em tudo. O meu caril é simples. Frango cortado aos bocadinhos, um refugado com azeite e cebola, frango para a panela quando a cebola estiver lourinha, caril para cima, açafrão, leite de coco. Cozinha uns 10 minutos. Depois ponho as natas, mais dois minutos e um pouco de coco ralado. mais dois minutos e tcharam. O melhor caril de frango do mundo. Acompanha com arroz branco, no caso fiz o basmati.


E pronto, compras feitas, jantar, e agora tempo de descansar. Amanhã vou ficar a descansar, estou exausta. Mas, nota importante. Sorriam, sempre.



Divirtam-se
Sejam felizes
Beijinhos ❤

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Natal, compras, fofinhas, estranhas, loucas, e amorosas. É Natal

Olá,
Que tal o vosso dia? Prontos para o fim-de-semana? Hoje, como vos disse, foi, dia de compras de Natal.




O dia começou a trabalhar. Eu as minhas notícias, as minhas rádios. A minha alegria. O meu ar.


Depois fui com a minha amiga Sandra para as compras. Mergulhámos do Centro Comercial e divertimo-nos, tanto, tanto. Mas, as coisas que se encontram.
Doces de toda a espécie, em caixas, pacotes, papel, e ao kilo, como estes.

    M&M's de todas as cores. Chocolate não é coisa que me agrade, por isso, por aqui não me perco.


    Gomas. Também não aprecio, mas não haja dúvida que são, tentadoramente, coloridas


    Bem, aqui chegámos à minha zona. Rebuçados.

Ah rebuçados eu gosto, muito, e estes vermelhos fazem-me recuar ao tempo da escola preparatória em que comíamos toneladas destes rebuçados, chamávamos-lhes "bolinhas de neve". Vantagem destes, são sem açúcar. Mas são docinhos na mesma. Pronto, confesso. Culpada. Não resisti aqui 😂
Depois fomos para a zona de compras para os mais crescidos. Encontrei estas árvores. são giras, são diferentes.



E este Centro de mesa. Tem a sua piada.


Oh e peluches. tão amoroso este cãozinho. Oh, queria ser pequenina outra vez para estes presentinhos.


Não resisti 😂 Tão, tão, tão fofinho. Tinha que me embrulhar nele 😂


Depois, depois há as coisas estranhas. Mas que diacho é isto? Ná, não me convenceram com estes dourados  😂 Mas o que esta gente faz para vender.


Oh céus, vale tudo, até manequins de pernas para o ar 😂


É preciso experimentar tudo. Ver bem para comprar 😂😂



Eu e a minha amiga Sandra, queremos ter a certeza de que tudo nos fica bem.


Mas diacho, tudo nos fica mesmo bem. 😂
Agora preciso de confessar um pecado.
No meio das compras, pegámos uma caixa que depois fomos ver o preço, mas era muito caro e decidimos não levar. Mas, o local de onde a tínhamos tirado, era um bocadito longe, eu então decidi, colocar a caixa no carro de outro cliente da loja que não estava ali e fiquei à espera que a Sandra, visse o que andava a procurar.
O cliente/dono do carro chegou e viu a caixa com o brinquedo que eu la tinha colocado. 😂 Oh a sério, o ar da senhora a olhar para todo o lado, a falar sozinha a perguntar, mas isto não é meu. E coitada, ainda me perguntou se era meu, eu ia morrendo a rir, e respondi apontando para o meu carro, e com o ar mais sério do mundo. Não, não as minhas coisas estão aqui. 😂😂😂
Eu sou má, eu sou, muito má. A senhora acabou por levar a caixa e imagino que a tenha abandonado mais tarde. Ou não, sei lá. espero que ela não vá ler isto. Mas, se ler, oh desculpe, mas estava cansada e não me apeteceu ir arrumar a caixa no mesmo sitio.


Vá é Natal, sejam bons. Não se portem mal, como eu.
Divirtam-se
Sejam felizes.
Beijinhos ❤