terça-feira, 27 de setembro de 2016

Saúde

Olá, como vos disse este é um blogue sobre tudo e sobre nada. 
O Tudo ou nada de hoje chama-se Saúde.

O Ministro da Saúde anunciou hoje que o Instituto Nacional de Emergência Médica vai ter 20 novas viaturas de emergência e reanimação a partir de Outubro.
Deixo-vos esta situação vivida por uma amiga minha, na passada semana.



A filha dela estava com 40 graus de febre, e muitas dores nos rins. Eram quatro da manhã. A minha amiga decidiu telefonar então para a emergência para irem para o hospital. A pessoa que a atendeu no 112, depois de algumas questões, encaminhou-a para a Saúde 24. Ela assim fez. Telefonou para a Saúde24 enquanto a filha de 17 anos se contorcia com dores. Na saúde 24 disseram-lhe que era melhor chamar uma ambulância para ir ao hospital. A minha amiga disse que já tinha tentado fazer isso do 112 e que a tinham encaminhado para ali. A Saúde24 deu então o número dos bombeiros para a minha amiga, chamar a ambulância. Contactados os bombeiros às quatro da manhã, a resposta foi “minha senhora, isso não é uma emergência, e não temos ambulâncias disponíveis. Terá que se deslocar pelos seus meios”. A minha amiga, indignada, conseguiu com a ajuda do marido e de uma filha mais nova, levar a miúda para o carro e seguiu para o Hospital. 
Não era emergência disseram os bombeiros? 
O INEM não achou que fosse emergência? 
Pois, deve ter sido por isso que a miúda na triagem recebeu uma pulseira laranja, possivelmente não era uma emergência. Crise renal grave. Felizmente agora está bem.




Senhor ministro que bom que vai disponibilizar mais ambulâncias. 

Já agora aproveite e disponibilize cursos, para que, quem atende, aprenda o que é uma emergência.










1 comentário: