segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mercado de Vinhos

Olá,
Como foi o vosso dia? Hoje quero falar-vos do Mercado de Vinhos que ontem visitei com o meu amigo Joaquim Martins.
O Mercado esteve dias 28,29 e 30 na Praça do Campo Pequeno, e decidimos ir lá para uma visita.
Muitos vinhos, muitas provas, cada um mais saboroso que o outro.







Também uma banca com toda a espécie de produtos biológicos, grão, feijão, frutos vermelhos e etc…




Depois ainda…esta agradável surpresa a Wine to Eat, traduzindo à letra é Vinho para comer, e….que delicia. Que delicia. Esta empresa de Chaves teve esta brilhante ideia de criar produtos como caviar, geleia e trufas de chocolate feitos à base do vinho do porto de moscatel, ou de castas como a touriga nacional, o pinot noir ou o chardonnay,




Os produtos cheiram e sabem a vinho, mas não têm álcool e são simplesmente, absolutamente divinais. A geleia moscatel, é um pecado dos Deuses.




Eles têm página no Facebook e na net:
Por fim, para rematar por cima da Geleia deliciosa de sabores diversos, nada como um biscoito tradicional.
Na biscake.come deram-nos a provar, vários sabores deliciosos




No fim, escolhi um pacotinho com sabor a noz, olhem, comprei ontem e hoje já não há. Tão gostoso como isso.



O meu amigo Joaquim Martins, descobriu ainda nesta bancada estes doces típicos, e trouxemos uma caixa.




Divinal. Podem ver tudo em
No Campo Pequeno, saímos do mercado de decidimos ir jantar à Portugália



Tipicamente deliciosamente guloso. O tradicional Bife à Portugália, incomparável,. Inimitável




E pronto por hoje ficamos assim.

Divirtam-se


Beijinhos

domingo, 30 de outubro de 2016

Noite solidária e de Fados de Coimbra

Olá,

Que tal esta a correr o fim-de-semana. O meu tem sido muito agradável. Ontem foi noite de fados. Fado de Coimbra, que eu pessoalmente adoro. 



Mas, foi sobretudo uma noite especial, pelo objectivo em si. Foi uma noite solidária para ajudar a SDUB “Os Franceses”, sociedade centenária, com uma magnífica obra social no Barreiro e de que já vou falar mais à frente. 



Os fados num denominado “Recital Musical, tiveram lugar no Atrium de Carlos Paredes, na sede da SDUB “Os Franceses”. Mas, a noite começou, para quem quis, por um jantar, onde entre várias personalidades esteve presente o simpático Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, que é Sócio de Mérito pelos serviços prestados à Sociedade. Uma distinção atribuída este ano pela Sociedade pelo apoio e dedicação do Presidente e da Câmara Municipal do Barreiro que tem colaborado com a Sociedade na dinamização de diversas actividades e na criação de importantes protocolos. O jantar foi servido na Sociedade e foi muito agradável. Na minha mesa ficou um grupo de pessoas, que não sei o nome, mas com quem acabámos por falar de temas da actualidade, relacionados com Portugal e a União Europeia, o que tornou o jantar num agradável momento de troca de ideias. 






Depois do agradável jantar, descemos então ao Atrium Carlos Paredes para assistir ao Recital Musical. 




Na 1ª parte Álvaro Aroso, guitarra; José Santos Paulo, guitarra e Eduardo Aroso, viola de acompanhamento, trouxeram a música e a guitarra de Carlos Paredes ao Barreiro, numa homenagem a Carlos Paredes. Na 2ª parte, teve lugar a Serenata de Coimbra, em memória de Almeida Santos (grande poeta, defensor da liberdade e ex-presidente da Assembleia da República que morreu no início deste ano) e Mário Silva (foi um artista plástico português, premiado várias vezes pelo seu trabalho, um  revolucionário, que morreu há cerca de dois meses). 





Quanto á Sociedade, é importante falar nela. Afinal, está na origem desta noite agradável.  A 4 de Agosto de 1870, nasceu no Barreiro, a Sociedade Marcial Capricho, que viria em 3 de Março de 1911, a adoptar o actual nome de Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”. É hoje, uma instituição Particular de Solidariedade Social, detendo ainda o estatuto de Instituição de Utilidade Publica.
Entre outras valências, a Sociedade tem:
- Creche (que tem crianças dos 4 aos 36 meses).
- Colégio do ensino básico
- Jardim de infância (entre os 3 e os 6 anos)
 E ainda a Cantina Social – Programa de Emergência Alimentar. A Sociedade “Os Franceses” serve cerca de duas mil refeições mensais, proporcionando assim a quem não tem condições financeiras ou logísticas, ou mesmo estruturais, duas refeições quentes por dia.
É uma sociedade sem fins lucrativos, o seu maior lucro, é proporcionar bem estar a quem mais precisa. Se puderem ajudar, consultem a página da sociedade no facebook ou na internet




Por fim, permitam-me uma palavra muito especial. 




Fernanda Soares da Costa (que me dá a honra de ser uma das minhas melhores amigas) é vice-presidente da Sociedade. Quero por isso deixar-lhe uma palavra de agradecimento, pelo convite para esta noite magnifica, e sobretudo, agradecer o maravilhoso coração que ela, e todos os que de forma gratuita trabalham, e muito, para que a Sociedade possa ajudar os que mais precisam e possa continuar a contribuir de forma histórica e nobre para a construção de uma sociedade mais justa e de um Barreiro mais feliz. 
Bem hajam a todos pelo vosso esforço e dedicação

Bom resto de domingo, e visitem a página da Sociedade “Os Franceses”.

Beijinhos 


sábado, 29 de outubro de 2016

Comprei o Vestido da minha afilhada!!!Finalmente!

Olá,

Que tal esse fim-de-semana? Ontem eu e a minha amiga Sandra, desesperamos porque não encontrávamos o vestido para a menina vestir no Baptizado e faltam pouco dias. Em conversa com um amigo dela, ele disse-nos para irmos ao Estádio de Alvalade (Socorrro!!) que havia lá uma loja grande que tinha vestidos, e quem sabe. Quase nem dormi a noite passada.Eu, benfiquista dos sete costados, a ir ver se comprava o vestido de baptismo para a minha afilhada, no Estádio de Alvalade. Céus. Mas, enfim, lá fomos, esta manhã ver o que dava. E, quando entrámos na loja, Uau!!! Mas, que surpresa!



    Tantos, tantos, tantos vestidos.


Um universo de vestidos esperava por nós, e com os laços da cor que andávamos à procura.
E tinha raminhos de flores artificias, para as damas de honor, dos casamentos. Tão lindos. E pronto, comprámos o vestido, no Sporting, coitadinha da criança ahah.





Claro, que estávamos numa loja no Estádio de Alvalade, e naquela zona, perigosa do universo da 2ª circular, é caso para dizer: "Se não os podes vencer, junta-te a eles"




Um ataque de Sportinguice


 

AHAH!!! Pronto, sejamos justos, a loja também tinha uma zona com coisas do meu BENFICA, mas, achei que era zona perigosa e nem me aproximei ahahah!


No fim o cafézinho do costume e uma montra que era a verdadeira Toca do Leão!

        Miau :-)


Tanta coisa boa naquela montra, além do gatinho :-)






Pronto e por hoje ficamos assim.
Hoje é noite de Fados, amanhã conto tudo.

Divirtam-se
Beijinhos


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Sexta-feira, vamos dançar

Olá,

Como foi o vosso dia hoje?
Posso dizer que o meu, foi mais uma vez agitado. De manhã muito cedinho trabalho. Uma foto já com alguns meses, mas que é ilustrativa da paixão e amor que tenho por esta bomba de oxigénio que se chama rádio.




Depois, do trabalho, hora de almoço. Ontem ofereceram-me batatas doces, e hoje para o almoço, forno com elas. Batatas doces assadas, nham nham




Depois, mais uma investida nas lojas para tentar comprar um chapéu. Sim, que o baptizado da minha afilhada está aí e a madrinha vai de chapéu. Ai, vai que vai. Claro, que, lancei a confusão na loja com a minha amiga Sandra. Ahah, mas nós divertimo-nos.

        Como diria o outro. Um chapéu por dia, nem sabe o bem que lhe fazia :-)

E depois as pessoa riem-se muito e haja alegria, que tristezas não pagam dividas.
Sim, nem pensem que não devem nada a ninguém, perguntem ao estado quanto deve cada português, e ficam chocados com o tamanho da vossa divida pessoal (Números do final de 2015, indicavam que cada português devia uma média de....tcharam 70 mil euros. Pronto é melhor ficarmos assim.)
Ah! Pois é!!! Portanto o melhor mesmo é sorrir.

Depois de andar a ver chapéus, loja para aqui, loja para ali, o meu carro entra na reserva. Ops, Bomba de gasolina, precisa-se, urgente. Cheguei para o pré pagamento e ia tendo um ataque. A fila estava parada, e porquê? Porque a pessoa que estava a pagar, tinha o cartão bloqueado, o multibanco ou visa. ou lá que era, estava segundo o funcionário desmagnetizado, e foi difícil o senhor perceber que com aquele cartão não ia conseguir pagar e a fila ia aumentando. O pior, é que já ontem tinha passado por uma situação assim , no supermercado. Uma senhora que colocou três vezes mal o código, depois mudou de cartão, e voltou a colocar mal o código, e depois, ainda foi telefonar sei lá a quem. para saber o código, e depois o numero não dava, e depois foi a confusão no super, e tiveram de abrir outra caixa que a senhora não desbloqueava a coisa. A fila mudou de caixa, eu paguei depois de duas pessoas, e a outra caixa continuava com a senhora ao telefone para sabe-se lá quem.Mas, por favor, esta gente acha que o mundo gira em torno do seu umbigo ou são mesmo distraídos? Enfim. Posto isto. Lá a coisa desbloqueou na bomba e vim para casa ver o meu Glorioso.


     Meu adorado Benfica.

Lá ganhámos 3-0 ao Paços de Ferreira. Viva!

Agora vamos sair e dançar que a noite é uma criança e é sexta.feira.




Divirtam-se  :-)

Bom fim-de-semana

Beijinhos



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Uff! E o dia só tem 24 horas.

Olá,
Hoje foi...Trabalho. Dentista . Compras. Baptizado. Ui foi um daqueles dias, em que eu precisava que o dia tivesse mais de 24 horas. Mas, se calhar, se as tivesse, eu ia enchê-las todas e seria pior ainda.
Começo pelo fim que é a parte mais deliciosa. Por esta princesa eu viro o mundo ao contrário. A Leonor.


           A minha afilhada. Ainda não é, está quase.

Por esse quase esta noite tivemos uma reunião na Igreja onde vai ser o Baptizado.




No salão da Igreja, o Padre Nikolai (acho que se escreve assim o nome dele, é Ucraniano) explicou-nos tudo sobre o baptizado. Eu a Sandra (a mãe babada da Leonor) divertimo-nos um tanto antes de estar toda a gente na sala.


    Ahah! duas miúdas sexys :-) e divertidas.

Não é possível. Onde eu estou tem de haver animação. Estava toda a gente muito sossegada. E nós, olha, nós na falta de melhor para fazer, fomos tirando fotos.


Lindo. Confesso, estive quase, quase, quase a subir para o palco para ir tocar. Mas, pronto, depois o bom senso, prevaleceu e fiquei sossegada. O Padre entretanto chegou e começou a reunião. Com a explicação da celebração. Foi divertido, que ele era simpático. De vez em quando sabe bem, estar num local, onde estamos despojados de tudo, centrados apenas em algo, que, cada um á sua maneira, acredita ser Fé.
Noticiários de manhã, dentista ao almoço, depois do dentista, ir ao super, e no fim de tudo ainda a reunião à noite na Igreja. Estou morta de cansaço. Mas, ainda não acabou.
Agora ainda tenho uns sons de desporto para ir tratar, para os noticiários de amanhã de manhã.
Fui.
Bom descanso. Sonhos doces.
Beijinhos


Bom dia gulosos

Bom dia

A trabalhar, mas, fiz esta passagem rápida para vos desejar uma boa quinta-feira.
Divirtam-se.





Beijinhos :-)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Nova Rádio

Olá,

Que tal esta a ser essa quarta-feira? 
Hoje vou apresentar-vos um novo projecto em que estou envolvida. Não vou adiantar muita coisa, mas, levantar um bocadinho do véu.


Antes, repararam como o sol regressou a Lisboa? Tão bom! Deu para passear um pouco e aproveitar para um café num pequeno jardim da cidade. E olhem, encontrei por lá, alguém com um gosto clubístico como o meu, mas, um pouco mais louco que eu. 


    BENFICA - sempre :-)


Bem, voltando ao projecto. Em breve vai começar a emitir uma nova rádio. As instalações ficam em Lisboa. O projecto começou por alguém que como eu é apaixonado por esta ideia de comunicar.
Inicialmente o local dos futuros estúdios estava assim. 




Depois da aprovação de várias licenças (burocracias à portuguesa) parece que as coisas começam finalmente a tomar forma. 
Agora estamos assim: 




Está com melhor aspecto não está?
Para já, vou deixar-vos apenas com esta ideia. 
A Rádio vai ter música, informação, passatempos. 
Vamos querer sentir que vocês estão aí desse lado. 
Vamos envolver-vos nisto. 
Só precisam de esperar.

Ah falta a minha foto… estas escadas são de acesso aos estúdios. Escadas que vão ficar mais bonitinhas no fim.




Nesta altura, como acho que já vos falei aqui, estou a editar as manhãs da CHIN/FM, uma rádio Canadiana, de Toronto, com muita qualidade, que tem emissão em português. Espero continuar com eles por muito mais tempo. Já agora ficam beijinhos, que sei que algumas pessoas de Toronto, costumam vir aqui ao meu blogue. Beijinhos e abraços para todos aí em Toronto, e obrigada pelo vosso feedback. É óptimo saber que estão atentos. Digam sempre que vos agradar e sobretudo quando não vos agradar, porque só sabendo o que não gostam, podemos melhorar. 

A rádio é a minha paixão, o meu ar, como também já disse aqui uma vez, ando com falta de ar. 

Vamos a isto. Podemos e somos capazes de ser e fazer melhor todos os dias.

Divirtam-se, tenham o resto de um bom dia.

Beijinhos


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nós, portugueses e os outros, mais 21

Olá,
Como tem sido o vosso dia? 
Hoje encontrei este estudo que diz que Portugal é o país da Europa onde mais homens bebem de forma excessiva. Ops, eu sei que isto não vai agradar a todos, mas, eu acho que é muito real. Os números que se seguem são com base, no Inquérito Social Europeu (ISE) que analisou as atitudes dos europeus no que toca à saúde física e mental e que foi feito nos últimos dois anos em 22 países.

Álcool - No capítulo do consumo excessivo de álcool, os portugueses são os que mais abusam. O Estudo diz que em Portugal, 17,5% dos homens admite beber demais, pelo menos, uma vez por semana. 


O consumo de álcool nas mulheres é muito diferente. Apenas 5 em cada 100 mulheres, dizem beber demais, uma vez por semana.
A foto é de um almoço, um dia destes, com a minha amiga Mónica. A foto é apenas ilustrativa, mas, como podem observar na nossa mesa, estão um bule de chá, e uma lata de Ice Tea, nem eu, nem a minha amiga bebemos bebidas alcoólicas. Aliás, ambas íamos conduzir depois de almoço, portanto, fora de questão qualquer tipo de álcool. Nunca conduzam se tiverem bebido.

Agora outros dados. Tabaco


    Foto tirada quando estive em Estocolmo na entrada de um prédio. Cinzeiros. Beatas no chão, não.

Em Portugal 41,4% dos homens que fumam, fumam mais do que 20 cigarros por dia. Mas, por outro lado, Portugal, apresenta também o mais baixo valor dos 21 países, relativamente às mulheres fumadoras.

Alimentação: Boa! Um dado positivo para nós. Entre os países do estudo as mulheres em Portugal são as que mais consomem frutas e vegetais, 82,7% comem pelo menos uma vez por dia. Os homens também não ficam mal na fotografia, 76,2% comem todos os dias, frutas e vegetais. Boa!
Eu sou um desses casos. Ao pequeno-almoço como sempre uma laranja, adoro laranjas. E junto sempre vegetais, nas minhas refeições. A foto é de um almoço que fiz um dia destes em minha casa. 

    Almoço de Verão. 

E por fim....
Quanto à actividade física.  Ai ai, meninas e meninos, ai ai. 


    O meu "equipamento de guerra". Comprei na Decathlon. Há tamanhos extra grandes e baratos

As portuguesas são das menos activas, apenas 11,5% dizem fazer exercício 3 a 4 dias por semana. No que me diz respeito, neste momento não tenho nenhum ginásio. Gostava e precisava (mesmo muito) de um PT, mas, isso, em Portugal é proibitivo para a maioria das pessoas. Estive num ginásio, onde, depois de autorizar pagamento por transferência bancária, me levantaram mais do que autorizei, e nesta altura não aceito pagar por transferência mais nada. Não dou o meu número de conta a ninguém, nunca mais. Logo, a dificuldade de arranjar um ginásio aumenta. Encontrei aqui um ao pé de minha casa. Mas, por motivos de vária ordem tem sido adiado. Em breve. Espero.

Bem mas no fundo importante é sermos felizes, com mais ou menos vegetais, mais ou menos cigarro, e mais ou menos bebida. Tudo deve ser feito com moderação e sobretudo, com muito respeito pelo próximo. 


           Sorriam 

Nota final: O ISE, em Portugal, é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi realizado por um grupo constituído pelo Instituto de Ciências Sociais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e pelo Instituto Universitário de Lisboa. Estes são os países que participaram neste estudo. Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Israel, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Divirtam-se

Beijinhos

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Coisas doces

Olá, 
Que tal o início de semana? Por Lisboa, uma tarde com muita chuva e trovoada. Não gosto. Bem, ficando por casa, decidi tentar uma receita nova de um doce. 
Dizia na receita... Açúcar granulado. Drama. Raios, pergunto eu...mas que diacho é isso de açúcar granulado? Viva as amigas que me explicaram que eu era muito inteligente para umas coisas e muito burra para outras. Açúcar granulado é açúcar normal. Bem, como sou curiosa, fui procurar. E Socorrroooo! Descobri isto

Açúcar mascavado – Este tipo de açúcar tem mais melaço, daí a sua cor caramelizada. Tem menos aditivos químicos que o açúcar branco e conserva mais propriedades nutricionais, além de ser menos calórico. É bastante aromático e muito utilizado em doçaria. Diz que resulta particularmente bem em bolos de chocolate.


Açúcar orgânico – Produzido sem recurso a aditivos químicos, é utilizado para substituir o açúcar normal por quem tem preocupações ambientais. Não é fácil de encontrar à venda.


Açúcar amarelo – É areado e refinado com algum melaço, o que lhe dá a cor dourada. É ideal para receitas que devem durar mais tempo, como o bolo de mel, canela ou noz, broas doces, sonhos, etc.


Açúcar de pasteleiro (também conhecido por açúcar em pó ou icing sugar) - Muito fino e cristalino, trata-se de açúcar branco moído mais finamente, ao qual é adicionado uma pequena quantidade de anti-aglomerante sem sabor nem cor. É usado principalmente na decoração de bolos, pois é ideal para polvilhar.


Açúcar demerara – A sua cor dourada é semelhante à do açúcar mascavado, mas na verdade este açúcar é mais refinado. A coloração resulta da adição de xaropes no processo de fabrico. Suave e crocante, pode ser usado na cobertura de bolos, cereais e frutas ou para adoçar o chá e o café.


Cristais de açúcar – Os cristais de maior dimensão são muito usados para adoçar chás e cafés, de forma sofisticada. Também podem ser usados em coberturas de bolos e biscoitos.


Açúcar refinado (açúcar puro de cana) – A sua cor branca deve-se à sua composição, 99,9% de sacarose. Mais processado que o açúcar mascavado, é a variedade mais utilizada na cozinha, para os mais diversos fins.


Açúcar light – Mistura de cana-de-açúcar e sucralose, com grande poder adoçante mas sem calorias. Pode ser usado como açúcar normal em qualquer receita.


Caramba!
Tudo isto para descobrir no fim, para meu desespero, que o Açúcar granulado é o chamado Açúcar refinado.
Bem, fui aconselhada por uma amiga minha a ler o que diz nos pacotes. Caramba, eu leio as coisas dos medicamentos quando estou no WC, naqueles momentos, pronto, mais demorados, mas, não levo açúcar para a casa de banho para ler o que está escrito nos pacotes.
Mas, fiquem certos disto, há mais tipos de açúcar. Isto é apenas uma pequena amostra. Desisti, que já estava a ficar demasiado adoçada. 
Nota: Perdi a vontade de fazer o doce :-)

Divirtam-se
Sejam doces,
Beijinhos