terça-feira, 11 de outubro de 2016

Marinhas do Sal

Olá, 

Como correu o vosso dia? 
Hoje vamos viajar até Marinhas do Sal, Salinas de Rio Maior. 




Esta terça-feira, foi anunciado que a empresa da Bairrada Cinco Chagas, vai lançar uma cerveja com adição de salicórnia, o chamado "sal verde".
Trata-se segundo a empresa de uma cerveja ‘Gose'…Um estilo de cerveja muito antigo produzido na Alemanha com adição de sal ou mesmo de água salgada, que neste caso vai ser substituído por salicórnia, uma planta que cresce em ambientes marinhos e que é muito comum nesta região, sobretudo em Marinhas de Sal.

Quando tive conhecimento disto lembrei-me logo da visita que fiz um Natal destes às Salinas de Rio Maior. É essa visita que hoje partilho com vocês.





Nesta pequena localidade organizam-se todos os anos os “Presépios de Sal”. Uma forma diferente de ver o Natal.






A neve é substituída pelo sal nesta pequena localidade de traços fortemente rústicos, marcada pelas suas salinas naturais e pelas pequenas casas de madeira.








O Trabalho nas salinas é o chamado trabalho sazonal. Enquanto não chove, faz-se a evaporação (que demora entre três a seis dias) e a recolha do sal. Quando começa a ficar mais húmido ou a chuva começa a cair, a água salgada mistura-se com a água doce e aí acaba-se o trabalho da extracção. Depois só na Primavera.



No dia em que lá estive estava um solinho tão bom. 
Adorei ver as diversas esculturas de presépios em sal. 










A Árvore de natal mais gira do mundo, as bolinhas foram substituídas por saquinhos de sal. 



Vale mesmo a pena a visita, ah e na rua principal, tem um restaurante onde se come…Hum… divinalmente. Aproveitem pelo Natal para uma visita. 




E como o Natal é quando um homem quiser. Feliz Natal a todos. 
:-)

Beijinhos 





Sem comentários:

Enviar um comentário