Bom dia, como está a correr o vosso fim-de-semana?
Hoje vamos visitar uma rádio local. Uma das poucas rádios que ainda resistem em Portugal, sem ter sido adquirida por um mega grupo de rádios. Uma rádio que faz diariamente o seu percurso, e que se pode orgulhar de dizer. Estamos aqui, vivinhos da silva :-)
A Rádio Altitude, na cidade mais alta de Portugal, a Guarda.
Neste edifício maravilhoso fica a Rádio Altitude, em pleno Parque da cidade da Guarda.
Quando entramos na Rádio a primeira coisa que encontramos é uma espécie de mini museu com preciosidades que o tempo foi pondo de lado.
As velhas bobines, telefones e sim, máquinas de escrever.
Ahah ainda sou do tempo...das máquinas de escrever. Do tempo em que se entrava numa redacção e o som que se ouvia era o cabum, pum, pum, e no fim da linha a típica campainha de plim, das máquinas de escrever. ahah muitas notícias eu escrevi em máquinas de escrever. Até tirei um curso de dactilografia e tudo. Verdade! Eu sou do tempo...dos cursos de dactilografia. para os mais novos soa a estranho, mas como agora há cursos de informática, na altura havia de dactilografia com máquina manual, e... pasme-se... eléctrica, a eléctrica era uma coisa super especial, quem sabia trabalhar com uma máquina de escrever eléctrica, era o máximo. ahah eu sabia ahaha.
Preciosidades, reparem no pormenor do relógio, em cima do lado esquerdo da foto :-)
As típicas Revox e mesa de mistura com gira-discos :-)
Hoje em dia, as revox com bobines estão em rádio ultrapassadas, parece que foi do século passado, mas olhem que não foi assim há tanto tempo. Na prática e usando linguagem simples, as revox eram máquinas com aquelas bobines de fitas (uma espécie de fitas de cassete em versão máxi) onde gravávamos os sons que íamos usar, Depois editávamos e colocávamos em bobines pequenas que acartávamos para os estúdios a cada noticiário, e entregávamos ao técnico que na regie controlava as ditas pela ordem que indicávamos. Por editávamos entenda-se cortar os sons, tirar as partes que não interessavam, numa entrevista de 10 minutos queremos apenas 30 segundos? há que editar. e isso com as bobines era literalmente, corte e costura, havia uma fita própria (a fita cola lá do sitio) que colava umas pontas nas outras e era mesmo cortar e juntar, cortar e juntar ahhaha. metros e metros de fitas para o lixo.
E a típica malinha de gira-discos
Quem não teve uma coisas destas? O meu primeiro gira-discos que o meu pai me ofereceu era assim deste género, uma malinha que eu levava quando ia de férias para ouvir na terra :-)
Nos actuais estúdios da Rádio altitude com o meu amigo e jornalista Joaquim Martins.
E pronto, estas são algumas memorias da rádio. A Rádio Altitude é uma sobrevivente das rádios locais, espero que o seja por muitos e muitos anos. Fazem falta neste país as rádios de proximidade, sem serem compradas pelos grandes grupos que depois emitem as suas emissões, e transformas as suas rádios regionais em nacionais. mas isso são outras guerras, não importam agora.
Como vos disse a Rádio Altitude fica na cidade mais alta de Portugal. A Guarda. Se há algo que não podem deixar de visitar numa ida à cidade, é a Sé Catedral.
Imponente a Sé Catedral da Guarda. As obras da actual Sé começaram em 1390, e só terminaram 150 anos depois. O edifico de granito, é uma estrutura entre o Gótico e o Manuelino. Imponente!
O Interior da Sé Catedral da Guarda é maravilhoso. Tem imensa luz natural esta sé. Linda, linda, linda.
A Sé catedral da Guarda merece mesmo uma visita. A informação que tenho é:
de Junho a Setembro das 10 às 13h30 e das 15h às 18h30
de Outubro a Maio das 09 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
A sé está encerrada alguns dias, convém confirmar os dias e horários que os aqui indicados podem alterar.
Telefone: 271 211 231 .
Apenas mais duas notas sobre a maravilhosa cidade da Guarda. Tem neve. ahah ahaha
Neste dia que lá estive com o meu amigo Joaquim Martins e com a minha amiga Ana Silva, à saída do Restaurante (que bem se come naquela cidade, os enchidos, os enchidos, e o queijo, ai ai) felicidade, começou a nevar, pequenos flocos que fizeram a nossa alegria.
Adoro Neve, Adorava viver num local com neve.
Em Lisboa não há neve :-)
Talvez por isso seja apaixonada por Estocolmo, mas a Suécia, fica para outro dia.
Bom domingo,
Beijinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário