terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nós, portugueses e os outros, mais 21

Olá,
Como tem sido o vosso dia? 
Hoje encontrei este estudo que diz que Portugal é o país da Europa onde mais homens bebem de forma excessiva. Ops, eu sei que isto não vai agradar a todos, mas, eu acho que é muito real. Os números que se seguem são com base, no Inquérito Social Europeu (ISE) que analisou as atitudes dos europeus no que toca à saúde física e mental e que foi feito nos últimos dois anos em 22 países.

Álcool - No capítulo do consumo excessivo de álcool, os portugueses são os que mais abusam. O Estudo diz que em Portugal, 17,5% dos homens admite beber demais, pelo menos, uma vez por semana. 


O consumo de álcool nas mulheres é muito diferente. Apenas 5 em cada 100 mulheres, dizem beber demais, uma vez por semana.
A foto é de um almoço, um dia destes, com a minha amiga Mónica. A foto é apenas ilustrativa, mas, como podem observar na nossa mesa, estão um bule de chá, e uma lata de Ice Tea, nem eu, nem a minha amiga bebemos bebidas alcoólicas. Aliás, ambas íamos conduzir depois de almoço, portanto, fora de questão qualquer tipo de álcool. Nunca conduzam se tiverem bebido.

Agora outros dados. Tabaco


    Foto tirada quando estive em Estocolmo na entrada de um prédio. Cinzeiros. Beatas no chão, não.

Em Portugal 41,4% dos homens que fumam, fumam mais do que 20 cigarros por dia. Mas, por outro lado, Portugal, apresenta também o mais baixo valor dos 21 países, relativamente às mulheres fumadoras.

Alimentação: Boa! Um dado positivo para nós. Entre os países do estudo as mulheres em Portugal são as que mais consomem frutas e vegetais, 82,7% comem pelo menos uma vez por dia. Os homens também não ficam mal na fotografia, 76,2% comem todos os dias, frutas e vegetais. Boa!
Eu sou um desses casos. Ao pequeno-almoço como sempre uma laranja, adoro laranjas. E junto sempre vegetais, nas minhas refeições. A foto é de um almoço que fiz um dia destes em minha casa. 

    Almoço de Verão. 

E por fim....
Quanto à actividade física.  Ai ai, meninas e meninos, ai ai. 


    O meu "equipamento de guerra". Comprei na Decathlon. Há tamanhos extra grandes e baratos

As portuguesas são das menos activas, apenas 11,5% dizem fazer exercício 3 a 4 dias por semana. No que me diz respeito, neste momento não tenho nenhum ginásio. Gostava e precisava (mesmo muito) de um PT, mas, isso, em Portugal é proibitivo para a maioria das pessoas. Estive num ginásio, onde, depois de autorizar pagamento por transferência bancária, me levantaram mais do que autorizei, e nesta altura não aceito pagar por transferência mais nada. Não dou o meu número de conta a ninguém, nunca mais. Logo, a dificuldade de arranjar um ginásio aumenta. Encontrei aqui um ao pé de minha casa. Mas, por motivos de vária ordem tem sido adiado. Em breve. Espero.

Bem mas no fundo importante é sermos felizes, com mais ou menos vegetais, mais ou menos cigarro, e mais ou menos bebida. Tudo deve ser feito com moderação e sobretudo, com muito respeito pelo próximo. 


           Sorriam 

Nota final: O ISE, em Portugal, é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi realizado por um grupo constituído pelo Instituto de Ciências Sociais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e pelo Instituto Universitário de Lisboa. Estes são os países que participaram neste estudo. Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Israel, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Divirtam-se

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário